Qualquer pessoa que pretenda realizar uma análise abrangente das atividades da empresa depara-se muitas vezes com o desafio de dividir as áreas individuais de uma empresa de tal forma que faça sentido olhar mais de perto as atividades que aí ocorrem. A cadeia de valor segundo Michael E. Porter é provavelmente o conceito de gestão mais conhecido, que permite uma representação gráfica das atividades de uma empresa. A consideração da cadeia de valor desempenha um papel crucial, especialmente no contexto do desenvolvimento empresarial . Mas como exatamente está estruturada a cadeia de valor de Porter e que propósito perseguem as empresas que representam essa cadeia de valor?
Definição de criação de valor
O termo criação de valor pode ser definido como a diferença entre o serviço prestado pelas empresas e os serviços avançados utilizados pela empresa. A criação de valor é um indicador chave do desempenho económico de uma empresa. Ele fornece informações sobre quão bem uma empresa pode atender às expectativas e necessidades de seus clientes. A criação de valor é, portanto, o foco das atividades económicas de uma empresa.
A cadeia de valor é um conceito que analisa as atividades de uma empresa para criar um produto ou serviço. Inclui todos os processos operacionais desde a aquisição de matéria-prima até a criação e distribuição ao cliente. Existem dois tipos de atividades nesta cadeia de valor: as atividades primárias, que estão diretamente relacionadas com a criação e distribuição de produtos, e as atividades de apoio, que contribuem indiretamente para a criação de valor.
Cadeia de valor de Porter
A cadeia de valor é um conceito de gestão do economista Michael E. Porter, que permite dividir uma empresa em áreas individuais para examiná-las mais de perto. Ao mapear as áreas individuais da empresa, a cadeia de valor pode criar uma visão geral das diversas atividades. Portanto, representa as etapas individuais da produção em uma sequência e descreve as diversas atividades. Os termos “cadeia de valor” ou “cadeia de valor” também são usados como sinônimos do termo cadeia de valor. A cadeia de valor também constitui a base para análises posteriores. Por exemplo, o benchmarking pode ser realizado com outras empresas nos níveis individuais da cadeia de valor. Além disso, a definição da cadeia de valor permite mapear o desempenho global de uma empresa que ela cria através das suas atividades corporativas. Os custos incorridos nas fases individuais da cadeia de valor, explicados abaixo, podem, portanto, ser comparados com o desempenho global da empresa. Ao analisar a cadeia de valor, as empresas têm então a oportunidade de tornar os seus processos internos mais eficientes. O objetivo do mapeamento da cadeia de valor é gerar vantagens competitivas para a empresa, alcançar maiores vendas e reduzir custos.
Estrutura e modelo básico da cadeia de valor segundo Porter
Dentro do processo de criação de bens comerciais, a cadeia de valor representa graficamente as atividades relacionadas da empresa. Representa todas as atividades que servem para desenvolver, produzir, vender, entregar e apoiar um produto ou serviço. As atividades apresentadas visam criar um produto comercializável com valor acrescentado e margem aumentada. O processo real de criação de valor pode ser descrito utilizando cinco categorias principais a partir das quais a cadeia de valor é construída. As atividades principais incluem logística interna e externa, produção, marketing e vendas, bem como serviços. Conseqüentemente, as atividades primárias formam uma cadeia que se estende desde a produção do produto até as vendas e suporte ao cliente. O processo de criação de valor é ainda complementado por quatro atividades de apoio. Estes incluem infraestrutura corporativa, gestão de recursos humanos, desenvolvimento de tecnologia e compras. Embora as atividades de apoio não contribuam diretamente para a prestação de serviços, vantagens competitivas também podem ser alcançadas aqui através da concepção de processos eficientes. Consequentemente, cada actividade dentro da cadeia de valor tem o potencial de demonstrar abordagens de diferenciação a partir das quais podem ser geradas vantagens competitivas. Dependendo do objetivo que a empresa persegue com a análise subsequente da cadeia de valor, também podem ser feitas subdivisões adicionais das atividades individuais da empresa. O gráfico a seguir fornece uma visão geral da estrutura da cadeia de valor segundo Porter :
A cadeia de valor de um produto ou serviço
A cadeia de valor de um produto ou serviço inclui todas as etapas necessárias para criar, fornecer e comercializar o produto ou serviço. Começa com a aquisição de matérias-primas ou recursos e inclui os diversos processos de produção e processamento. As atividades de vendas e marketing são então realizadas para levar o produto ou serviço ao cliente. A cadeia de valor ajuda a identificar eficiências potenciais e a melhorar o desempenho geral da empresa, concentrando-se nas atividades individuais que contribuem para a criação do produto ou serviço.
Procedimento para análise de cadeias de valor
Ocasionalmente, áreas de negócios e ideias para start-ups parecem muito atraentes. Mas você também deve sempre se perguntar como funciona uma cadeia de valor específica em um setor. As principais questões aqui são, por exemplo:
- O que há de especial nesta cadeia de valor?
- Quais elementos são importantes?
- Preciso de uma cadeia de valor integrada?
- Quais blocos de construção da cadeia são particularmente lucrativos?
- Como uma cadeia de valor pode ser desmantelada?
Se pretende avaliar a sua empresa, a sua área de negócio ou uma ideia existente através do sistema de cadeia de valor, as questões mencionadas deverão ser respondidas.
Vantagens e desvantagens da cadeia de valor
Como qualquer conceito, o conceito de cadeia de valor também apresenta pontos fortes e fracos.
Um ponto forte fundamental da cadeia de valor reside na sua abordagem holística. A empresa é vista como um todo, identificando potenciais eficiências nas suas diversas atividades. Ao analisar cuidadosamente as etapas individuais, processos ineficientes podem ser identificados e otimizados. Isto também permite que os custos de actividades individuais sejam analisados e possivelmente reduzidos, que o potencial de racionalização seja identificado e que sejam descobertas interfaces relevantes entre as actividades a montante e a jusante.
No entanto , analisar e implementar a cadeia de valor de uma empresa também requer uma quantidade significativa de tempo e recursos. Os dados devem ser coletados, os processos examinados e as áreas potenciais de melhoria identificadas. Isto pode ser um desafio, especialmente para grandes empresas com processos complexos. Além disso, a abordagem da cadeia de valor centra-se principalmente nas operações internas. Embora sejam fornecidas informações sobre a estrutura de custos da empresa dentro da cadeia de valor, estas são frequentemente distribuídas por diferentes departamentos e processos e são, portanto, difíceis de atribuir a atividades individuais. Globalmente, não se deve esquecer que a cadeia de valor é um modelo simplificado que não reflecte plenamente a complexidade do mundo real dos negócios. Nem sempre leva em consideração todos os fatores internos e externos que podem influenciar o sucesso de uma empresa.
Dinamização das cadeias de valor
A cadeia de valor é geralmente um conceito estático. No momento em que o ambiente corporativo, as indústrias ou áreas de negócios inteiras mudam, a composição e o valor da cadeia de valor também mudam .
Simon Wardley desenvolveu um conceito para isso. Com a ajuda do Wardley Mapping, um diagrama da cadeia de valor dinâmico e orientado para o cliente pode ser desenvolvido.
Conclusão – Por que a cadeia de valor é relevante?
A cadeia de valor de Porter é um conhecido conceito de gestão que permite realizar uma análise abrangente da empresa. As diversas áreas da empresa podem ser mapeadas através de uma cadeia de valor e posterior análise das atividades que nelas ocorrem. Dentro de uma cadeia de valor, pode ser feita uma distinção entre atividades primárias e secundárias, que devem ser coordenadas de forma otimizada entre si. A logística interna e externa, a produção, o marketing e as vendas, bem como os serviços, estão entre as principais atividades da cadeia de valor. Além disso, segundo Porter, quatro atividades de suporte podem ser identificadas em qualquer empresa. As atividades de apoio incluem: infraestrutura corporativa, gestão de recursos humanos, desenvolvimento de tecnologia e compras. O objectivo do mapeamento e análise da cadeia de valor é descobrir potenciais de racionalização e diferenciação, que sirvam de base para um desenho mais eficiente dos processos internos da empresa. Isto significa que tempo e custos podem ser economizados e vantagens competitivas podem ser geradas.
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