Encontrar nomes de domínio como empresa: os 3 pontos mais importantes

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Sob qual domínio o site da empresa deverá estar acessível a partir de agora? Esta é uma decisão importante para os empreendedores, uma vez que a sua presença online torna-se inevitavelmente, pelo menos, o eixo da sua própria estratégia digital. Não existe uma solução universal ideal, mas existem várias opções atrativas – cuja escolha depende também da orientação do site da empresa.

A primeira decisão: domínio de palavra-chave ou nome de empresa ou marca?

Esta é provavelmente a decisão mais importante que os empreendedores devem tomar em relação ao domínio do seu site. Qual variante é a melhor escolha depende muito do site que estará acessível sob o domínio. Até o nome da empresa previamente escolhido desempenha um papel fundamental. A maioria das grandes e conhecidas empresas e marcas depende de palavras de duas sílabas e combinações de palavras – Apple, Facebook, Google e Yahoo, por exemplo, para citar apenas alguns. Palavras com no máximo duas sílabas saem da língua facilmente e são memoráveis. Isso também se aplica à sua empresa? Então, um nome de domínio tão “crocante” não seria uma má escolha.

Mas considere também o que você deseja fazer com o site. Aqui estão dois exemplos para ilustrar a diferença entre domínios de palavras-chave e de marca. Este último é ideal para um site clássico de empresa que, por exemplo, apresente a história da empresa, seus serviços, funcionários ou referências. Se, por outro lado, for uma loja online especializada que vende máquinas de café, por exemplo, vale a pena pensar num domínio de palavras-chave – principalmente se a empresa em si não for uma marca grande e conhecida.

Desde a atualização EMD do algoritmo do Google em 2012, a influência dos domínios de palavras-chave não é mais tão grande como era há 20 anos, mas as palavras-chave ainda podem influenciar as classificações. A maioria dos otimizadores de mecanismos de pesquisa ainda recomendará um domínio de palavra-chave. Você então terá que decidir por si mesmo se um domínio que funciona com termos de pesquisa realmente é adequado para sua empresa. Se você tiver sites separados, por exemplo, se tiver um site clássico de empresa e uma loja online como canal de vendas, a decisão é fácil.

Dica: Leve também em consideração a estratégia de marketing de conteúdo planejada para o site – bem como todos os demais instrumentos de marketing do seu mix de marketing online. Em última análise, pelo menos todas as atividades de publicidade digital se reúnem no domínio escolhido – portanto, o nome do domínio deve corresponder à marca, bem como ao conteúdo do site.

A segunda decisão: Qual domínio de nível superior será reservado?

Essa decisão é tomada independentemente da sua escolha entre palavra-chave e domínio do nome da empresa – porque agora o que importa é a terminação apropriada. Existem agora domínios de nível superior suficientes, na Alemanha “.de” é a forma mais comum, na Áustria seria “.at” e na Suíça “.ch”. Um pequeno caso especial é “.com”, que está principalmente associado a empresas dos EUA, mas também é geralmente utilizado por empresas de outros países para websites internacionais.

A influência exata que os domínios de nível superior têm no posicionamento nos resultados de pesquisa orgânica ainda é um tanto controversa – especialmente porque mecanismos de pesquisa como Google e Bing reajustam regularmente seus algoritmos e padrões de classificação. No entanto, como empresa alemã, você está sempre seguro com um domínio “.de”. Isto não só do ponto de vista da optimização dos motores de busca, mas também no que diz respeito aos seus futuros visitantes – que associam automaticamente os domínios a empresas e marcas alemãs.

Se você deseja atender um público internacional, terminações como .com também podem ser consideradas. Existem também muitas outras terminações específicas do setor e geralmente raramente usadas. A menos que seja absolutamente necessário, no entanto, é melhor manter os finais familiares de nível superior. Não é certo se estes desfrutam de um bônus nos motores de busca, mas são definitivamente mais aceitos entre os consumidores.

Dica: Se você quiser usar o nome da sua empresa como domínio, mas o domínio correspondente já estiver ocupado, você poderá reivindicar seus direitos de marca registrada contra o proprietário atual. As chances de realmente obter o domínio não são ruins, especialmente se ele não estiver configurado no momento, mas estiver apenas por aí.

Às vezes, soluções alternativas são inevitáveis: como você deve proceder?

Os dois pontos mencionados até agora se aplicam acima de tudo se você tiver escolha. Mas realmente tê-lo não é garantido. Infelizmente, da perspectiva de novos fundadores ou empresas que planeiam uma presença online pela primeira vez, a realidade é que muitos nomes de domínio atraentes já estão em uso – especialmente aqueles com terminações de domínio de nível superior populares.

Então abordagens alternativas entram em foco. Já apontamos a possibilidade de processar o domínio usando uma reivindicação de marca registrada. Claro, isso não funciona com domínios de palavras-chave. Vamos lembrar o exemplo das máquinas de café: só porque você vende máquinas de café, é claro que você não tem automaticamente direito a um domínio procurado como “Kaffemaschinen.de” com base na sua linha de produtos.

Se você realmente deseja o domínio e está disposto a investir, tente comprar o domínio do proprietário atual. No entanto, isso se torna difícil com domínios que já foram configurados e também pode ser caro, mesmo com domínios que estão apenas estacionados. Como alternativa, existem variações: Se “Kaffeemaschinen.de” não estiver disponível, você poderia, por exemplo, pensar em “comprar máquinas de café” ou “loja de máquinas de café”. Existem muitas dessas modificações, mas em indústrias lotadas, esses domínios muitas vezes já estarão ocupados. Você pode ter a oportunidade de comprar esse domínio alternativo a um preço aceitável se o domínio que você realmente prefere não funcionar.

Em geral, você também deve estar ciente de que domínios que contêm números, travessões e outros caracteres especiais às vezes são considerados “baratos” por alguns consumidores. Para quem entende alguma coisa sobre Internet, é óbvio que se trata de soluções provisórias – exceto, é claro, para domínios onde os travessões surgem naturalmente devido a combinações de palavras. Se você não quiser comprometer o nome de domínio real, sua única opção é usar outro domínio de nível superior. Geralmente ainda há muito por onde escolher, especialmente quando se trata de finais de nicho.

Conclusão: O nome de domínio deve ser considerado com cuidado – afinal, é o seu canal de vendas online mais importante

Seja um projeto de e-commerce ou “apenas” o site de uma empresa: ambos devem gerar vendas por meio de vendas diretas ou conquistar novos clientes. Como todas as atividades de marketing online se reúnem no seu domínio, o nome dele precisa ser considerado com cuidado. Comprar um domínio já ocupado de um vendedor disposto também é uma solução possível – mas certifique-se de que o domínio ainda não tenha sido “queimado” do ponto de vista de SEO.