Não importa se você ama ou não o Dia dos Namorados, há certas expectativas que você terá que lidar.
“Namorar é confuso e estranho” é uma mensagem que minha amiga enviou ontem à noite para um cara com quem ela saiu recentemente. Isso é verdade o ano todo, mas especialmente antes do Dia dos Namorados. Sair com alguém casualmente nos dias que antecedem o grande e romântico feriado pode ser estressante. A outra pessoa acha que vocês dois são “namorados”? Ela quer ser? Você quer ser? Como você pode comunicar o que quer e descobrir o que ela quer sem tornar isso, como minha amiga disse, confuso e estranho?A realidade é que você pode não estar pronto para (ou interessado em) os cartões piegas, os jantares caros, as pétalas de rosa, as declarações de amor eterno ou tornar o relacionamento oficial no Instagram — se é que é um relacionamento. Um feriado iminente dedicado a relacionamentos pode lhe dar uma sensação de urgência que você não teria se tivesse conhecido essa pessoa em, digamos, junho. Embora não haja razão para acelerar nada ou adicionar estresse a algo novo, se você quiser fazer planos para o Dia dos Namorados com a pessoa com quem você está meio que namorando, mais poder para você. Mas primeiro, você precisa descobrir como se sente e qual é sua abordagem.
Avalie primeiro seus sentimentos no Dia dos Namorados
Antes mesmo de pensar no que o feriado iminente significa para a pessoa (ou pessoas) que você está vendo agora, tire um tempo para pensar sobre o que isso significa para você . No passado, você se importou com o dia em que estava em um relacionamento? Este será seu primeiro Dia dos Namorados solteiro ou você está um pouco mais acostumado com isso? Se ficar sem um parceiro no dia 14 de fevereiro é relativamente novo para você, isso pode estar causando um pouco do seu estresse, mas você não quer estragar o que poderia ser uma coisa boa com outra pessoa projetando suas próprias batalhas internas em uma nova aventura.
Ari, uma mulher solteira de 28 anos da Filadélfia, me conta que tem um primeiro encontro hoje à noite , mas não está preocupada: “O Dia dos Namorados é um conceito inventado para o capitalismo. Foda-se esse barulho. Não há implicações [em sair com alguém antes do feriado]. Quem se importa?”
Seja você um romântico que anseia por um dia em que alguém tenha que expressar sentimentos piegas para você com presentes e cartões, ou você é mais do tipo cínico, passe um tempo descobrindo como você se sente sobre o dia, então um pouco mais de tempo avaliando o relacionamento que você tem com seu namorado que é-ele-não-é-ele. Você realmente gosta dessa pessoa, ou seu estresse está vindo da perspectiva de ficar sozinho no grande dia? Você acha que ela pode gostar mais de você do que você gosta dela e, portanto, quer passar esse feriado com você de uma forma sincera?Seja um comunicador claro
Se você está se sentindo de um certo jeito sobre o Dia dos Namorados chegando, é melhor ser honesto com a outra pessoa. Fale sobre isso e estabeleça expectativas realistas. Se você quer comemorar com um parceiro casual ou novo, você não quer ficar desapontado se isso não acontecer. Por outro lado, você não quer que eles fiquem desapontados se você não estiver a fim do feriado.
Não importa onde você esteja, certifique-se de que vocês estejam na mesma página. Você pode dizer: “Ei, eu sei que começamos a nos ver agora, mas eu amo o Dia dos Namorados e pode ser divertido fazer algo por ele.” Ou, “Eu não gosto muito do Dia dos Namorados, mas me avise se isso é algo importante para você.” Embora isso possa parecer um pouco estranho no começo, ainda é melhor do que planejar uma grande surpresa e ela fracassar.
Rose, uma mulher de 30 e poucos anos de Nova York, está conversando com uma mulher de outra parte do país há algumas semanas e realmente gosta dela. A mulher estava planejando uma viagem para Nova York para conhecer Rose e quando elas estavam discutindo datas, ela sugeriu fevereiro. Rose perguntou: “Então, você quer ser minha namorada, hein?” A mulher disse que, de fato, queria ser a namorada de Rose, e a conversa foi fácil e rápida, tudo por mensagem de texto. Até mesmo algo tão simples quanto uma mensagem de texto gentil e fofa pode ajudar vocês dois a entrarem na mesma página.
“Eu estava no começo de um namoro com alguém no ano passado, durante o Dia dos Namorados, e como ele não queria ter uma conversa sobre para onde o namoro ou o relacionamento estava indo, ele acabou ignorando o Dia dos Namorados até que eu trouxesse o assunto à tona, porque ele não queria pressionar as coisas”, lembra Rose. “Então, acho que a estranheza do feriado é um sintoma de um problema maior de comunicação.”Se alguém está evitando falar com você sobre isso, talvez seja hora de aceitar que essa pessoa não é sua namorada, nem um bom parceiro em potencial para os outros 364 dias do ano.
Faça outros planos para o Dia dos Namorados
Dito isso, se você só tem dois ou três encontros com alguém, pode ser uma boa ideia pular o feriado completamente. Se as coisas derem certo entre vocês, sempre há o ano que vem, e todos os feriados e aniversários entre agora e então. Aplicar pressão em algo tão novo pode assustar a outra pessoa ou arrastar vocês dois para um território mais sério antes que vocês estejam prontos ou mesmo saibam se o relacionamento vai seguir esse caminho.
Se você estiver se sentindo estranho sobre isso, faça outros planos, de preferência algo divertido com amigos. Isso lhe dá algo concreto para apontar se a outra pessoa perguntar o que você está fazendo naquela noite e, se ela parecer realmente decepcionada, você pode ter uma ideia melhor de quais são as intenções dela com você (e abandonar seus amigos, se for tão sério, mas apenas se você acha que essa pessoa é o amor da sua vida). Steph, outra solteira de Nova York, diz que algumas de suas amigas têm uma reserva permanente para jantar juntas todo dia 14 de fevereiro para garantir que todas tenham algo para fazer, independentemente de cada um de seus status de relacionamento em um determinado ano.
Vá em frente
Se você quer fazer algo, vá em frente! Mas, na dúvida, talvez seja melhor abrir mão do jantar chique e dos presentes caros. Um grande gesto provavelmente não é a melhor jogada aqui, mas algo pequeno, atencioso — ou até mesmo engraçado — pode ser legal. Você pode se oferecer para ver um filme juntos, tomar uma bebida ou até ficar em casa e pedir comida para viagem. Se você quiser deixar as coisas mais fofas, sinta-se à vontade para comprar algo pequeno, como o clássico buquê de flores ou uma caixa de doces. É simples e legal e comunica que você está feliz em estar namorando. Se doces em formato de coração forem um pouco demais, tente essas soluções fáceis da Target:
“Não deixe que o Big Romance atrapalhe seu bom momento”, diz Ben, um namorador de 32 anos da Califórnia que ama o Dia dos Namorados e até o usou como uma oportunidade de primeiro encontro no passado. (“Nós nos divertimos muito!”) Se você ama o amor ou simplesmente ama feriados, não deixe o estresse ou a estranheza tomarem conta de você. Aceite isso e mostre à outra pessoa o que importa para você. É disso que se tratam os primeiros estágios do namoro. A pressão, diz Ben, “é toda autoimposta”.
Follow Me